terça-feira, 27 de setembro de 2011

VISÃO CENOCENTRISTA


O esteta  Thies Lehmann , para ele  a encenação é uma pratica artística   qualquer ligação de causa e efeito entre o texto e a cena,
Muitos encenadores como  de Wilson a Gruber ,preparam o texto ,musica ,cenógrafo, atuação de maneira autônoma , e fazem uma mixagem dessas diferentes pistas ,apenas no final do percurso , quando se monta um filme.
Mas para encenação de texto, cuja leitura  e conhecimento e inevitável a tese de Lehmann é mais difícil e sustentável. ,pois o espectador não se deixará de perguntar.
Qual a relação  entre a pratica artística  e o texto?
Como a cena pode a esse ponto ignorar o que o texto nos sugere?
Para concluir ,com um compromisso entre posição textocentrista e cenocentrista  não há sentido querer prender a encenação  em elementos  potenciais  ou incompletos do texto ,mesmo acabando  por encontrar um índice textual no qual a encenação pode legitimamente  se agarra não  há pré -encenação .
A  encenação muitas vezes é de negar qualquer relação entre texto e .praticas cênicas .
Nesse sentido é atuação do texto que forneceu  as primeiras indicações sobre o  sentido do texto , e sobretudo o estatuto que devemos lhe atribuir  no interior do espetáculo analisado.

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