O esteta Thies Lehmann , para ele a encenação é uma pratica artística qualquer ligação de causa e efeito entre o texto e a cena,
Muitos encenadores como de Wilson a Gruber ,preparam o texto ,musica ,cenógrafo, atuação de maneira autônoma , e fazem uma mixagem dessas diferentes pistas ,apenas no final do percurso , quando se monta um filme.
Mas para encenação de texto, cuja leitura e conhecimento e inevitável a tese de Lehmann é mais difícil e sustentável. ,pois o espectador não se deixará de perguntar.
Qual a relação entre a pratica artística e o texto?
Como a cena pode a esse ponto ignorar o que o texto nos sugere?
Para concluir ,com um compromisso entre posição textocentrista e cenocentrista não há sentido querer prender a encenação em elementos potenciais ou incompletos do texto ,mesmo acabando por encontrar um índice textual no qual a encenação pode legitimamente se agarra não há pré -encenação .
A encenação muitas vezes é de negar qualquer relação entre texto e .praticas cênicas .
Nesse sentido é atuação do texto que forneceu as primeiras indicações sobre o sentido do texto , e sobretudo o estatuto que devemos lhe atribuir no interior do espetáculo analisado.
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