Pode se afirmar que cada momento histórico e cada pratica dramatúrgica e cênica que lhes corresponde possui seus próprios critérios de dramaticidade.
Maneira de armar um conflito e de teatralidade, maneira de utilizar a cena .Para fazer a analise do espetáculo é recomendado determinar uma pratica cênica dada que permite compreender o texto.
Cada texto tem sua metamorfose , que ao longo da historia dá lugar a- uma serie de interpretação. Dessas diferentes concretizações o horizonte de espera do leitor /espectador pode se enumerar as propriedades especificas da escrita dramático.
Esse conhecimento histórico da produção e da recepção do texto prepara a sua analise dramatúrgica , o conhecimento de elementos pertencem tanto a cena quanto ao texto.
- a determinação da ação e dos actantes,
- as estruturas do espaço ,do tempo, do ritmo
-a articulação e o estabelecimento da fábula;
A cena como os textos não é nada além do que praticas significantes podemos fazer e dizer que tudo o que quisermos e que a teoria é um jogo. A alternativa ,não é mais como antigamente, que o texto tem que ser transmitido fielmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário